segunda-feira, 8 de agosto de 2011

68ª. Aula – MINISTÉRIOS DE SUPORTE NA IGREJA


Perguntas sobre a 67ª AULA: (Responder ANTES de passarmos para a 68ª. aula).



1- Quantos e quais são os Dons Ministeriais?

2- Quem os concede e com qual finalidade?

3- Descreva cada um dos Dons Ministeriais.



68ª. Aula MINISTÉRIOS DE SUPORTE NA IGREJA



Falando que há diferentes Dons em Rm 12:6, Paulo dá a entender que os relacionados nos v. 7-8 também são Dons:

Se é... Ministério (Rm 12:7)

A palavra “Ministério” refere-se ao serviço que prestamos na Igreja para o bom andamento dos negócios do Reino. Exemplos: as mulheres que O serviam com seus bens (Lc 8:1-3, Jo 12:2). O próprio serviço do Ministro do Evangelho que, neste caso, exerce o Ministério Sagrado (Lc 1:2, At 26:16, Rm 15:16, I Co 4:1, Ef 6:21, Cl 1:7, 4:7). É o suporte dado pelo serviço diaconal (At 6:1-2, I Tm 3:8,12), a administração das esmolas e o atendimento às necessidades materiais dos membros da Igreja. Este dom também é exercido pelos anjos, chamados de espíritos ministradores que prestam serviços aos herdeiros da salvação (Hb 1:14).

Dom De Socorros (I Co 12:28)

É o auxílio, benefício, ajuda, ou assistência a alguém que se acha em situação de necessidade, perigo, abandono ou doença. Este serviço possibilita a milhares de milhares de membros propagar o Evangelho do Reino de forma especial:

■ Exercendo funções administrativas na Igreja e em seus departamentos.

■ Envolvendo-se ativamente no serviço social, ajudando os oprimidos pela injustiça social, cuidando dos órfãos e das viúvas, dos doentes e dos presos (visita a hospitais, asilos, casa de recuperação, cadeias e penitenciárias).

■ Através de cartas, telefonemas, Internet.

■ Servindo de suporte para que outros dons possam ser exercitados em favor dos necessitados.

Dom De Governos (I Co 12:28; Rm 12:8, I Tm 3:5)

Este dom traz em si a idéia de liderar, guiar, pilotar, dirigir. Algumas traduções trazem "administrar". Quanto ao governo da Igreja é importante fazer algumas colocações:

■ A necessidade de liderança:

*Deus trabalhou mais de 40 anos em Moisés, para prepará-lo para o ministério.

*O Senhor Jesus gastou mais da metade do seu ministério com 12 homens fazendo deles líderes.

*Paulo em todo o seu ministério investiu no preparo de líderes (At 14:23; I Tm 3:1-13).

■ O Dom não isenta o cristão das qualificações morais e sociais que todo cristão precisa ter  (I Tm 3:1-7; Tt 1:5-9).

■ O Dom não é evidenciado pelo título que alguém tem ou diz, mas pela faz (Fl 2:7; Jo 13:16-17). O Dom de Governos se manifesta não pela capacidade de fazer tudo, mas de saber delegar, comissionar e se sujeitar aos superiores (Jo 13:12) porque, sem isto, não há governo e, sim, anarquia. E Deus sempre quer tudo com ordem e decência (I Co 14:40).

Dom De Exortar (At 15:32, Rm 12:8, II Pe 1:12, Jd 1:3)

Esta palavra quer dizer aconselhar, persuadir, encorajar ou dar conforto aos outros. Sua raiz grega significa "chamar para o lado" e nos dá a imagem de alguém chamando o outro para vir para o lado, a fim de fortalecê-lo e restabelecer sua confiança, em serviço semelhante ao nome do próprio Espírito Santo - Parakletos. Aqueles que possuem este Dom são capazes de estimular outros à ação, despertam novos interesses espirituais ou reafirmam os que estão em dúvida ou desgraça (I Ts 3:2). Exortar não quer dizer “descer o cajado”, como se diz por aí, ainda que, eventualmente, a exortação possa parecer dura.

Dom De Contribuir (Rm 12:8, II Co 9:5)

Trata-se de uma disposição espiritual em dá-lo para a promoção do Reino de Deus, e isso com tal sabedoria e alegria, que a Obra de Deus seja imensamente fortalecida e abençoada (II Co 8:1-5). Lembre-se: este comportamento não é reflexo da generosidade humana e, sim, um Dom dado por Aquele que se entregou inteiramente por nós (II Co 8:9).

Dom de Misericórdia (Rm 12:8, Lc 10:33-37)

O possuidor deste Dom sente dor e solidariedade pela miséria alheia. Ele descobre os problemas físicos e emocionais, compreende e conforta aqueles que estão em desgraça. Apesar do sentimento de compaixão, possui uma disposição alegre enquanto age a favor dos carentes (Jo 14:18). Deus se compadece de todos, sofre por cada um com íntima compaixão, mas põe fim ao nosso sofrimento, solidão, insegurança e medo (Ef 2:4-7).

                                                 Na próxima aula veremos O FRUTO DO ESPÍRITO

Um comentário: