segunda-feira, 8 de agosto de 2011

50ª Aula – ECLESIOLOGIA – Parte 1




Neste segundo semestre do Segundo Ano, dedique-se às aulas com afinco. Além desta aula presencial, estude em casa. Pesquise na Palavra de Deus cada versículo que é mencionado, porque nisto vem a compreensão ampliada do ensino. Ore sempre a Deus pedindo-Lhe que abra o seu entendimento para compreender as Escrituras.

Vamos estudar juntos! Sempre crescendo no conhecimento do SENHOR!

Pr JP e todos os Professores do nosso Curso de Teologia.

50ª Aula – ECLESIOLOGIA – Parte 1


A palavra Igreja provém do grego Ekklesia. O Estudo da Igreja, portanto, é chamado teologicamente de Eclesiologia.

O significado do conceito de Igreja. O que é a Igreja?

A Igreja tem sua origem na presciência de Deus e cumpre a relevante responsabilidade de ser o instrumento da revelação de Seus mistérios ao mundo, bem como o Seu instrumento de ação na Terra. A Igreja é um projeto de Deus (Ef 3.1-12), implantado na Terra pelo próprio SENHOR: “edificarei a minha igreja” Mt 16:18.

Nenhuma outra organização religiosa na Terra recebeu do próprio Deus o privilégio de ter sido fundada por Ele mesmo, que reclama para Si o Seu direito de Propriedade sobre ela: Minha Igreja! (At 20:28, Hb 9:12)


ASSIM, A IGREJA É:

► Um Projeto oculto no mistério de Deus porque foi estabelecido desde a eternidade (Mt 25:34, I Pe 1:20).

► Um Projeto revelado aos homens – iniciado no Tabernáculo, pré-revelação de Cristo e dos Seus membros, conforme já vimos em aulas anteriores.

► Um Projeto que começou a ser implantado com o anúncio do nascimento de João Batista (Lc 1:17, 1:76-77) e do nosso Senhor Jesus Cristo (Lc 1:31-35).

► Um Projeto bem-sucedido com o nascimento de Jesus (Lc 2:10-14). A humanização do Verbo através do nascimento virginal constituiu-se no início da implantação revelada deste mistério de Deus ao mundo, a fim de reunir um Povo Santo, salvo pelo Senhor, a Igreja (Lc 2:27-32).

► Um Projeto concretizado e consumado com a Morte e Ressurreição do Cordeiro de Deus (Jo 19:30, Ap 5:9-10)

► Um Projeto que traz riquezas incompreensíveis – a mensagem do Evangelho da graça de Deus é total porque o seu alcance cobre desde o principio da criação até a consumação final do propósito Divino (Lc 11:51).

► Um projeto que manifesta a multiforme sabedoria de Deus – A Igreja precisa corresponder à expectativa Divina e proclamar, com igual criatividade, a multiforme sabedoria de Deus, para todos povos (Jo 10:16, Mt 28:19, Mc 16:15, At 1:8).

Igreja VISÍVEL e Igreja INVISÍVEL:

Dá-se o nome de IGREJA VISÍVEL ao grupo de pessoas chamadas MEMBROS (I Co 12:12-27), unidas na mesma fé em Cristo Jesus, devidamente batizadas nas Águas e compromissadas e fiéis à Obra do Senhor, separadas do mundo (santos: At 9:32, Rm 15:25) pelo recebimento de Jesus Cristo como Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Senhor e Salvador (Jo 1:12).  Estas se reúnem regularmente em determinado lugar (Ef 1:1, Cl 1:2), sob a coordenação e direção de um Pastor (Tt 2:7, I Tm 1:11). É a Igreja que, por força das exigências da Lei e dos Países em que atua, é institucionalizada e organizada por ESTATUTOS, de maneira formal e legal, devidamente registrada e reconhecida como Pessoa Jurídica. Na Comunidade Cristã Paz e Vida, por exemplo, todo grupo de CINQUENTA pessoas, nestas condições, por norma estatutária, tem de se constituir em pessoa jurídica.

Dá-se o nome de IGREJA INVISÍVEL àquela Igreja formada por salvos de todo o mundo, INDEPENDENTE DE DENOMINAÇÃO E QUANTIDADE DE PESSOAS (Mt 18:20), imaculada, sem defeito e sem mancha. É a Noiva de Cristo! A Igreja que será arrebatada no Retorno do Senhor e entrará com Ele nas núpcias (Mt 25:1-10, 25:31-32, Lc 17:34-37).

Seja com relação à Igreja Visível ou à Igreja Invisível, ninguém pode viver fora da Igreja, pois é nela que recebemos o alimento espiritual (Mt 4:4), vivenciamos a nossa fé através da oração e testemunhos (At 12:12-17) e recebemos o Poder de Deus (At 2:1-11). Cada Cristão devidamente ligado à ela é MEMBRO da Igreja (Rm 12:5), e deve ter comunhão com o Corpo Visível de Cristo aqui na Terra (At 2:42, I Co 10:16, I Jo 1:3-7).  A Igreja é o corpo de Cristo e Cristo é a Cabeça deste Corpo (Ef 4:15, Cl 1:18, Ef 5:23).     
                                                                              ESTUDE EM CASA TAMBÉM!  Continua na próxima aula.     JP                 

Um comentário:

  1. Este estudo é tendencioso,e procura defender os interesses dos "líderes constituídos por homens" e não pelo Senhor Jesus.
    Cada denominação tem seus próprios conceitos e não se submetem às verdades das sagradas escrituras, pois se assim fizessem nem sequer existiriam.
    Bem disse que por força da Lei, humana, tem que se constituir "pessoa" jurídica, e ainda consideram isto uma boa justificativa.
    Desde o início a única igreja do Senhor, que é o Seu corpo, foi orientada a ter um só pensamento, um só querer, um só amor, um só coração, um só sentimento, enfim, sermos um só.

    ResponderExcluir