segunda-feira, 8 de agosto de 2011

69ª. Aula – O FRUTO DO ESPÍRITO



Perguntas sobre a 68ª AULA: (Responder ANTES de passarmos para a 69ª. aula).

1- Ao que se refere a palavra “Ministério”?
2- Dentro do Ministério de Suporte, explique
a- o Dom de Socorros.
b- o Dom de Governos.
c- o Dom de Exortar
d- o Dom de Contribuir
e- o Dom de Misericórdia


69ª. Aula – O FRUTO DO ESPÍRITO



O Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Gl 5:22-26

O Fruto do Espírito é uma realidade na vida de quem está em comunhão com o Espírito e deve ser a identidade espiritual do cristão neste mundo. Jesus é a videira e nós os ramos (Jo 15:1-6). Fomos nomeados pelo Senhor para produzir fruto (Jo 15:16).

O cristão produz fruto para que as pessoas vejam as características divinas manifestadas em sua vida, e se convertam ao Deus vivo.

A primeira citação bíblica do termo Fruto está em Gn. 1:11  E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra.”

Nós, que fomos feitos da terra, que temos a semente de Cristo (Jo 12:24), e somos da Sua espécie (Jo 1:12) somos destinados a produzir fruto na terra, espalhando a Semente de Cristo (Lc 8:11, Mt 13:37).

A condição para sermos frutíferos é permanecermos na comunhão espiritual com o Senhor (Jo 15:2-5).

O Fruto do Espírito, portanto, é a manifestação das virtudes de Deus na vida do cristão. É uma obra do Espírito Santo, transmitindo ao homem toda plenitude de Deus (Ef 3:16-19).

Discute-se muito se o cristão produz FRUTO ou FRUTOS, e isto é irrelevante. O fruto é o AMOR DE DEUS, mas cada uma das virtudes mencionadas em (Gl 5:22) são expressões desse amor. O Evangelho de Jesus Cristo está resumido na prática do amor a Deus e ao próximo; o AMOR é a maior virtude do Fruto do Espírito.

O Fruto do Espírito faz aparecer na vida do cristão, com progressiva nitidez, a Pessoa de Cristo. Quando há abundância da operação do Espírito, os frutos aparecem (Jo 15:5).

O Fruto do Espírito produz santificação. O Espírito Santo ajuda o cristão a entregar-se inteiramente ao Senhor para assim dominar sua velha natureza. O Senhor espera ver fruto em nossa vida (Lc 13:9) e isso só é possível se formos guiados pelo Espírito.


Características do Fruto do Espírito:
►Caridade ou AmorÉ a virtude que conduz ao amor a Deus e ao nosso semelhante. É este fruto que nos leva a beneficiar o próximo, os pobres, desprotegidos e pecadores. Este amor provoca a disposição favorável em relação a alguém em situação de inferioridade (física, moral, social e espiritual). É a compaixão, benevolência, piedade. É a fonte Divina de onde emanam todas as virtudes espirituais. Deus é amor. Pela operação do Espírito Santo este amor aparece como fruto em nossas vidas. Por amor ao Senhor queremos fazer a sua vontade, cumprir a lei da liberdade, agradar a Deus em tudo. O amor é o elo que determina o aperfeiçoamento dos cristãos e ajuda-os a amar até seus inimigos e orar por eles. É o interesse e a busca do bem maior de uma pessoa sem querer nada em troca. (I Co 13; Ef 5:1-2; Cl 3:14).
Alegria ou gozo - Prazer, júbilo, emoção agradável. O Reino de Deus é alegria (Rm. 14:17; Ne. 8:10). Jesus se alegrou e foi ungido com o óleo da alegria porque amou a justiça e aborreceu a iniqüidade. A mensagem da salvação produz alegria (At 13:47-48). A alegria está baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus e todas essas bênçãos pertencem aqueles que creem em Cristo (I Pe. 1:8,9; Fp 4:4).
Paz – É a relação tranqüila entre os ramos da Videira e com os de fora (Rm 12:18). É ausência ira e fúria diante de problemas, de violência É a quietude de coração e mente baseada na convicção de que tudo vai bem.  É a paz interior (Fp 4:7). É a paz que Deus que guarda os nossos corações e os nossos sentimentos em Cristo Jesus. A paz de Deus deve estar em nossos corações (Cl 3:15).
Longanimidade - virtude de se suportar com firmeza, serenidade e resignação as contrariedades, insultos, vexames e ofensas, em benefício de outrem. É a magnanimidade, a generosidade. É tolerância, paciência; ser tardio em irar-se, ou seja, é ter muita e contínua paciência. A paciência ajuda o cristão nas suas relações com os outros ramos da Videira (Ef 4:2) e no seu serviço para Deus (II Co 6:6).
Benignidade Qualidade de quem é brando, generoso, afável, complacente, indulgente, bondoso. É a característica de uma pessoa que não quer magoar ou causar dor a quem quer que seja (Lc 6:35).
Bondade - Qualidade de quem tem alma nobre e generosa, sensível aos males do próximo e naturalmente inclinado a fazer o bem. Uma coisa é querer o bem, outra é realizá-lo. É zelo pela verdade e retidão e repulsa ao mal. Pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7:37-50) ou na repreensão e correção do mal (Mt 21:12-13). Deus é a fonte da bondade porque Ele é bom e Dele procede toda boa dádiva (Tg 1:17).
- Convicção e crença firme e incondicional, alheia a argumentos da razão. É a capacidade de crer, confiar firmemente, é ser leal às suas convicções. Lealdade constante e inabalável em Alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso e honestidade (II Tm 4: 7).
Mansidão - Brandura de gênio ou de índole, na maneira de expressar-se. Doçura, meiguice, suavidade. Ausência de agitação, de pressa, de inquietação, de ferocidade. É a serenidade, tranqüilidade. É uma virtude amorosa, pela qual temos condições de nos conservamos pacíficos, sem alterações, quando nos deparamos com coisas adversas, irritantes, perturbadoras, malevolentes ou desagradáveis. Fala de uma força invencível, mas sob controle. Até poderíamos lutar pelos nossos direitos, mas entregamos nossa causa nas mãos do Senhor: “Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mt 5: 5). Jesus nos ensinou a sermos mansos porque Ele é manso (Mt 11:29).
Temperança ou domínio próprioÉ a virtude de quem é moderado, comedido, que tem o poder de refrear os apetites desordenados. É a qualidade de quem sabe dominar e equilibrar seus desejos e paixões. O mesmo que autocontrole. Serve de freio no momento da tentação quando o nosso velho homem quer ceder à tentação, às paixões, às coisas ilícitas (Tg 1:14-15). A vontade de Deus pode às vezes significar que precisamos nos privar de algo, e o domínio próprio aceita a privação, porque a vontade de Deus é mais importante (Mt 10:37-39).


                            Na próxima aula veremos A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário