segunda-feira, 8 de agosto de 2011

51ª Aula - ECLESIOLOGIA – Parte 2



Perguntas sobre a 50ª AULA: (O Aluno deve pegar uma folha de caderno, escrever seu nome no cabeçalho e onde faz a aula. O Professor NÃO passará para a 51ª sem receber estas respostas antes. Tempo: 20 minutos).

1- O que é Eclesiologia?

2- De onde vem a palavra Igreja?

3- Qual versículo contém a declaração que prova que a Igreja é a única organização na Terra fundada pelo próprio Deus? Transcreva-o.

4- O que é a Igreja Visível?

5- O que é a Igreja Invisível?

6- Cite as três razões pelas quais todo Cristão tem de estar tanto na Igreja Visível como na Igreja Invisível:

51ª Aula  - ECLESIOLOGIA – Parte 2

O termo “Igreja” foi mencionado pelo Senhor Jesus em duas ocasiões. A primeira vez foi em Mt 16:18:

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
Esclarecimentos sobre: “Tu és Pedro” (No original está a palavra grega “Petros”, designativa de pedras pequenas).

Esclarecimentos “sobre esta Pedra” (Também no original a palavra é “Petra”, designativa de Rocha grande e firme).

Logo, Jesus edificaria a Sua Igreja utilizando pedras pequenas assentadas sobre a Rocha. Jesus é a “Petra” sobre a qual Sua Igreja está edificada (Dn 2:34, Ef 2:20, At 4:11, Rm 9:33; I Co 10:4).

No Dicionário Teológico constante no Livro JESUS você vai encontrar uma boa explicação sobre a PEDRA:

PEDRA DE ESQUINA ou CABEÇA DO ÂNGULO: A pedra principal de um edifício, à qual toda a construção estava apoiada. Jesus, em Mateus 21:42, Marcos 12:10, Lucas 20:17, citou as Escrituras do Salmo 118:22-23 e mostrou ser Ele a “Pedra”. Ainda sobre a Pedra, há uma surpreendente profecia no Livro de Isaías: “Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, de firme fundamento” (Is 28:16). Sião é um dos montes sobre o qual Jerusalém foi construída. De tanto ser usada, Sião acabou sendo sinônimo de Jerusalém. Também já estava profetizado e mostrado que esta Pedra é o próprio Senhor e que seria motivo de tropeço para Israel e Judá: “Ao Senhor dos Exércitos, a Ele santificai. E seja Ele o vosso temor e seja Ele o vosso assombro. Então Ele vos será por Santuário. Mas servirá de pedra de tropeço e de rocha de escândalo, às duas casas de Israel; de armadilha e de laço aos moradores de Jerusalém. E muitos dentre eles tropeçarão e cairão, e serão quebrantados, enlaçados e presos” (Is 8:13-15). O apóstolo Pedro escreveu que Cristo é a verdadeira Pedra: “Chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa... Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na Palavra, sendo desobedientes” (I Pe 2:4-8).

Se a Igreja é o Corpo de Cristo, logo uma de suas pedras (Petro = Pedro) não poderia ser o cabeça da Igreja. Jesus é a Cabeça deste Corpo: (Ef 1:22-23, Cl 1:18). Cristo é o fundamento, o alicerce, que mantém a Igreja firme e de pé, e é Quem dá o poder para a Igreja triunfar sobre o Inferno ao longo dos séculos. (At 2:22-36, I Co 3:9-11)

E a outra ocasião em que Jesus mencionou a palavra Igreja foi em Mateus 18:17, quando falava sobre a disciplina:

►”E, se não escutar, dize-o à Igreja; e, se também não escutar a Igreja, considera-o como um gentio e publicano”.

Entre Cristo e a Igreja existe plena comunhão (Mt 18:20).
 

ESTUDE ESTA AULA EM CASA. Leia cada versículo mencionado porque, além de aumentar a sua compreensão

sobre a matéria, você terá de responder perguntas sobre este estudo na semana que vem.                Pr JP   

Um comentário: