segunda-feira, 8 de agosto de 2011

58ª Aula - ECLESIOLOGIA, FINAL


Perguntas sobre a 57ª AULA: (Responder ANTES de passarmos para a 58ª. aula).

1- Em quantas Ondas é dividido o Movimento Pentecostal no Brasil, em que ano começou cada uma delas e quanto tempo durou?

2- Como também é chamada a Terceira Onda Pentecostal?

3- Qual é o traço mais comum para o surgimento das Igrejas Neopentecostais?

4- Como são chamadas as Igrejas Pentecostais oriundas das Protestantes Tradicionais?

5- Como é chamada a Igreja Católica que busca o Batismo com Espírito Santo? E onde ainda está a sua divergência da Bíblia?

6- O que quer dizer o termo “Igreja Triunfante” ?

7- Das CINCO causas para o surgimento das novas denominações cite ao menos TRÊS.





58ª Aula - ECLESIOLOGIA, FINAL





A IGREJA E O PRINCÍPIO DA SEMEADURA



A Igreja que não planta não tem o direito de colher: Sempre que alguém me pede para abrirmos a Paz e Vida em sua cidade, pergunto: já temos o programa de rádio lá? Se a pessoa me diz que não, então respondo: se a Palavra não foi semeada pelo menos durante seis meses, não temos o direito de colher. Para plantar a Semente, a Igreja tem de fazer vários sacrifícios: pagar a emissora de rádio todos os meses, mesmo sem ter um só membro lá, e tem de ter regularidade na semeadura (Ec 11:6). Não podemos ficar olhando as nuvens e se o tempo é apropriado (Ec 11:4). E, por fim, a nossa vida tem de ser semeada com a Semente. O Senhor Jesus, ao ver a Cruz de longe, disse: “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto” Jo 12:24. Deus, para ter muitos filhos, antes teve de plantar o Seu Unigênito na Terra. E isto foi feito com muito sacrifício e sangue. E antes de regar a Semente com Seu próprio sangue, Jesus semeou seu tempo e talento durante três anos e meio, percorrendo o País inteiro e plantando a Semente. Ninguém colhe se não plantar e isso exige sacrifício da vida do semeador. Há pessoas que querem colher e ambicionam o fruto obtido com sacrifício alheio. Quem assim faz não é semeador, mas usurpador. O verdadeiro semeador leva a preciosa semente “andando e chorando”, mas voltará com alegria, trazendo consigo os seus molhos (Sl 126:6).



A boa semeadura exige conhecimento – É necessário conhecimento a respeito de quem é Jesus para que a semeadura seja boa e resulte em abundante colheita. O caso da mulher samaritana é emblemático. Como Jesus se deu a conhecer a ela como Água Viva, como Fonte para a Vida Eterna, como Messias (Jo 4:26), a mulher samaritana pode levar a Palavra e trazer toda a cidade aos pés de Jesus (Jo 4:28-30).



A boa semeadura requer preparo – O semeador profissional escolhe a terra, limpa o terreno, planta, rega e aduba. Mas vemos na Parábola do Semeador que, no Reino de Deus, devemos semear enquanto andamos, no caminho, à beira do caminho, entre pedras e espinhos, e em bom terreno (Mt 13:3-8). A semeadura desta maneira é para que o Evangelho seja pregado em testemunho a todas as gentes (Mt 24:14). Mas naquela Parábola vemos que somente a semente que caiu em boa terra é que deu fruto a trinta, sessenta e cem (Mt 13:8). A semeadura produtiva requer, além do bom conhecimento de Cristo, um bom preparo da terra. Há plantações apropriadas ao clima frio e regiões montanhosas, enquanto outras só frutificam em climas tropicais e terreno plano. Cada espécie exige uma forma de sementeira e cultivo para que os resultados sejam mais proveitosos. Há que se ter inteligência e estratégia para cada público e classe social: não se prega da mesma maneira para crianças, jovens, adultos, idosos, iletrados e intelectuais, ricos e pobres, drogados, prostitutas, presidiários, moradores de rua. Tampouco o semeador da Palavra de Deus faz a semeadura com negligência, como se estivesse cumprindo uma obrigação enfadonha, ainda que esta obrigação nos seja imposta, sob pena de sofrermos violento castigo (Mt 25:26-27, I Co 9:16).



A boa semeadura resulta em colheita: Em sua passagem por Samaria, chama a atenção o fato de Jesus ter recusado a comida que os discípulos Lhe ofereciam, mostrando a prioridade da salvação de uma única alma (Jo 4:32), que redundaria na salvação de muitas outras.



Jesus aplicou espiritualmente todos os recursos possíveis para obter uma boa colheita (Jo 4:42).

Agiu com dedicação tanto no Evangelismo Pessoal, como Coletivo, ficando ali mais dois dias (Jo 4:40).



A Igreja e as implicações da semeadura



Urgência da Semeadura – a lição ensinada por Jesus implica em a Igreja compreender o sentido de urgência da semeadura.

Urgência da Ceifa – quando se fala em semeadura a idéia ficaria incompleta se não se pensasse também na colheita. Não basta lavrar a terra e semear. É preciso colher.

A Paciência para colher – não obstante a urgência, há que se ter paciência, antes de ficar mandando todo mundo para o Inferno: “Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia” (Tg 5:7).



A Igreja preparada para a Colheita: A Igreja precisa estar preparada não só para a semeadura, mas também para a colheita. Como pensar, por exemplo, numa grande colheita se não há depósitos suficiente para guardar os grãos?

Como desenvolver um programa de evangelização dos drogados, se depois a Igreja não sabe como recuperá-los? Como buscar as prostitutas nos prostíbulos, se depois não há como integrá-las à vida social? Como tirar os mendigos das ruas se depois não há como restaurá-los? Afinal, depois de convertidos, eles não desejarão continuar debaixo das marquises e sim abrigar-se em algum lugar para serem curados até que possam viver uma vida normal. Em síntese, os resultados de uma boa lavoura só aparecem quando as três fases do processo se completam: semear, cultivar, colher (I Co 3:6-11).



O propósito da Igreja, estabelecido por Jesus:



A Sua Existênciaa quanto tempo deve ficar funcionando: Mt 16:18; I Tm 3:15; Cl 1:18

A Igreja tanto quanto Cristo existe, pois ELE é a sua cabeça: Cl.1:18

Cristo é eterno: Hb.13:8

E é imutável: Ml. 3:6; Tg 1:17

►(I Tm. 3:15),"… a Igreja do Deus vivo…"



■ A Igreja não é do homem; é de Deus. Não amaldiçoe essa instituição; é de Deus com Cristo sendo a Sua cabeça.

■ Desprezar a Igreja é desprezar a Deus: At 5:1-10; I Co.3:17

■A Igreja não deve ser organizada como as instituições dos homens, mas como Deus fez e nos deu exemplo na Sua Palavra.

■Tanto você ama e respeita Deus, quanto deve amar e respeitar e temer a Sua Igreja.

►(Mt.16:18) "...as portas do inferno não prevalecerão contra ela..."

■De 450 A.D. até 1.570 a Igreja foi perseguida na maneira mais bruta. Mas, ao invés de encolher, ela se multiplicou.

■Teremos aflições e perseguições ainda: I Jo 3:1-13; Jo 16:33.

■Se a Igreja existe assim como Cristo existe, e se a Igreja é do Deus vivo, e se Ele prometeu que as portas do inferno não prevalecerão contra ela, então podemos saber que ela existirá eternamente, progredindo para a frente com a doutrina que ELE deu a ela e na maneira que foi por ELE. Então: pode se dedicar em servir a Deus pela Igreja, pois você não vai se arrepender por causa da Igreja parar de existir.

■Ela vai continuar – vamos continuar com ela.



A missão da Igreja (Mt. 28:19-20; Mc 16:15; Lc. 24:47-49;  Jo 20:21; At 1:8)



►Pregar o Evangelho em todo o Mundo e fazer discípulos de todas as nações

Batizar em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

►Ser testemunha de Cristo até o Fim



As ordenanças para a Igreja - Ordenança é mandamento: o Batismo e a Santa Ceia.



BATISMO - O batismo é a imersão total em água em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, por fé e vontade própria de quem se batiza. Significa a morte para o pecado e a ressurreição para andar com Cristo em novidade de vida. Requer-se arrependimento de quem se batiza (Mt 3:8, Lc 3:8). Na Igreja Cristã Primitiva ninguém foi recebido sem cumprir a Justiça de Deus (At 2:38), como fez o próprio Senhor Jesus, para nos dar o exemplo. Paulo ensina que é pelo Batismo que nos tornamos membros do Corpo de Cristo, a Igreja (I Co 12:13) e que isto deve ser feito uma única vez: Ef 4:5. Leia o impresso: POR QUE DEVO SER BATIZADO?, que damos a cada pessoa que recebe Jesus como Único, Suficiente, Exclusivo e Eterno Salvador.



A CEIA DO SENHOR (Mt 26:19) - A Ceia do Senhor é o memorial instituído por Cristo em que Suas Igrejas são mandadas a observar em memória da Sua morte pelo emprego de pão ázimo (sem fermento) e vinho. É uma comunhão do corpo e do sangue de Cristo (Jo 6:54). É uma ordenança que deve ser praticada até que Ele venha (I Co 11:23-33), quando então a celebraremos com o Senhor, lá na Glória (Mt 26:29).



A Igreja deve ser Santa, aguardando a Volta do Senhor: “Para a apresentar a Si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5:27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário