segunda-feira, 8 de agosto de 2011

63ª. Aula – SÍMBOLOS APLICADOS AO PARAKLETOS


Perguntas sobre a 62ª AULA: (Responder ANTES de passarmos para a 63ª. aula).



1- Cite duas profecias de Isaías que previam que o Messias seria cheio do Espírito Santo.

2- Em que fases da Vida de Cristo o Espírito Santo participou?

3- De que dependeu a vinda do Espírito Santo à Terra?

4- Quanto tempo depois (de Jesus ter subido aos Céus) veio o Espírito Santo?

5- Na Vida do Cristão, por que o Espírito Santo é responsável pela complementação da obra redentora?

6- Quais são os quatro objetivos prioritários que levou o Senhor Jesus a enviar o Seu Espírito Santo?

7- Por que devemos dar exclusividade ao Espírito Santo em nosso corpo?

8- Cite algumas ações do Espírito Santo na vida do cristão.

9- Quem é o Autor das estratégias da Igreja?

10- Cite algumas ações do Espírito Santo na Igreja.







63ª. Aula SÍMBOLOS APLICADOS AO PARAKLETOS



Fogo - Fala do zelo purificador do Espírito Santo.

Por isso que o Batismo com o Espírito Santo e com fogo tem esta finalidade: purificar o que já está limpo. Jesus é o “Ourives” que se assenta e purifica a prata: Ml 3:3.

O fogo também queima, consome, limpa, aquece e ilumina. O fogo, como símbolo do Espírito Santo, fala de sua grande força em relação às diversas maneiras de sua operação para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir-nos à perfeição (Mt 3:11; At 2:3). Ilustra também:

■ Limpeza, pois o fogo queima o pecado, que é a sujeira da alma (Is 4: 4)

■ Calor, iluminação e direção por causa da Sua Presença;

■ Poder para estimular os que estão frios e mortos;

■ A autoridade para destruir o avanço do mal;



Água - O Espírito é a fonte da água viva que jorra para a Vida Eterna (Jo 4:14).  Note que Jesus não disse que Ele era a água viva e sim que Ele tinha a água para dar, que era o símbolo do Espírito Santo. A exemplo do fogo, muitas são as utilidades da água. Ela serve para limpar, alimentar, dessedentar, refrescar, brotar as árvores e a erva. Fertilizar, etc, da mesma maneira o Espírito Santo atua na vida dos salvos, (Jo 7:38,39; 13:8, Êx 17:6, 40:12). Nossa sede pelas coisas espirituais, somente é saciada quando recebemos o Espírito Santo e isto acontece no ato da nossa conversão. O poder do Espírito Santo opera no reino espiritual o que a água faz na ordem material. A água lava, refresca, sacia a sede e torna frutífero o estéril. Ele é a “água viva” que inunda nossas vidas não apenas lavando as imundícies do pecado como trazendo a Vida de Deus (Ap 21:6, 22:17).



Vento - Simboliza a obra transformadora e marcante do Espírito Santo. O vento é invisível, porém real. Não podemos tocar, nem compreender, mas podemos senti-lo. Assim também é a atuação do Espírito Santo (Jo 3:8;           At 2:2). Como vento, o Espírito Santo salienta a versatilidade de Sua ação (não tem direção única, ele age pelos quatro cantos: Sl 78:26). O Espírito Santo também enfatiza seu poder de ação, que pode se manifestar como uma brisa bem leve ou como uma terrível tempestade, a quem ninguém pode resistir (II Sm 22:16)

Revela também o poder de vivificar os mortos (Ez 37:9,10), pois é o Vento da Vida de Deus.



Azeite ou óleo - No A.T., o azeite era usado nos rituais como símbolo do Espírito, prefigurando o seu derramamento na atual dispensação (Zc 4:1-6). Era usado nas solenidades de unção e consagração de Profetas, Reis e Sacerdotes (Êx.30:30 ; Lv 8:12; I Sm 10:1 ; Êx 29:7; At 10:38).Era usado para ungir visando:

■ Conferir autoridade divina (I Sm 16:13, Êx 40:15, I Rs 19:16)

■ Como propriedade medicinal natural e espiritual (Mc 6:13, Tg 5:14)

■ Facilitar o relacionamento (Sl 23:5b). Ungia-se a ovelha para impedir que se machucassem ao disputar à fêmea

(os machos batem cabeça contra cabeça, até um desistir).

■ Proteger contra o mal. Os pastores de Israel ungiam suas ovelhas com azeite para livrá-las dos enxames das moscas, servindo como repelente natural. No caso dos cristãos, o azeite protege contra Baal Zebube, o Senhor das Moscas. Baal Zebube é o antigo nome de Belzebu, o Principal dos demônios (Mt 12:24).



Selo – Desde os tempos antigos, o selo real contido em um sinete (tipo de carimbo) ou anel era símbolo de Autoridade e Poder. Decretos e Leis eram selados pelo rei e invioláveis (I Rs 21:8, Est 3:12, Dn 6:17). Como era de costume em Éfeso, nos dias de Paulo, o selo representava o reconhecimento de propriedade (Ef 1:13). O selo é prova de propriedade, legitimidade, autoridade, segurança e preservação. Ao falar do Espírito Santo como selo, o apóstolo Paulo nos ensina que é o Espírito Santo em nós a prova autêntica de que somos possessão e propriedade de Deus (II Co 1:22, II Tm 2:19). Representa a autenticação ou prova de propriedade que Deus tem sobre nós. Este fato nos traz segurança, pois,sabemos quem somos e de quem somos e para onde vamos. Por esta certeza o Diabo não tem autoridade para violar a alma, a mente, o coração e o corpo daquele que tem o Selo de Deus (Dt 32:34, Jr 32:11-14, Is 29:11, Ap 5:1-5). E como uma carta, estamos selados para o Dia do Arrebatamento (Ef 4:30).



Pomba - No dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos em forma de fogo, pois havia o que queimar, mas como Jesus era isento de todo elemento de impureza, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de pomba, símbolo de Sua pureza e inocência (Mt 3:16). Esta ave é símbolo de mansidão, doçura, paz e pureza, inocência (Ct 1:15, 2:14, 5:2, 6:9, Mt 10:16) e esta faceta amável é inerente ao Espírito Santo, nosso Parakletos.

A pomba também é utilizada como mensageira que transmite boas notícias:

■ Foi uma pomba que revelou que as águas haviam baixado a Noé (Gn 8:11)

■ Foi em forma de pomba que o Espírito Santo mostrou à multidão quem era o Messias Amado e Quem batizava com Espírito Santo e com fogo (Jo 1:33, Mt 3:16).







                      Na próxima aula estudaremos: O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário