segunda-feira, 8 de agosto de 2011

64ª. Aula – O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO



Perguntas sobre a 63ª AULA: (Responder ANTES de passarmos para a 64ª. aula).



1- Há seis símbolos para o Parakletos. Quais são?

2- De que fala cada um deles?

3- Por que o Espírito Santo desceu sobre o Senhor Jesus como uma pomba?





64ª. Aula O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO



O Batismo: A palavra batismo implica em: imergir, mergulhar, afundar. Da mesma forma que o corpo, quando batizado nas águas, fica totalmente imerso, semelhantemente, ser batizado com o Espírito Santo significa ser totalmente imerso no Espírito de Deus.



O Batizador: Conforme o anúncio feito por João Batista (Mt 3:11, Lc 3:16, Mc 1:8) é Cristo quem batiza com Espírito Santo e com Fogo. Qualquer um pode batizar com água, mas ninguém no Universo pode batizar com Espírito Santo. Isto é uma exclusividade do Senhor Jesus (Jo 1:33).



Lavados e purificados pela Palavra de Jesus (Jo 15:3), os discípulos, que já haviam experimentado o Espírito Santo (Jo 20:22), precisavam agora conhecer uma outra fase da sua operação: o Batismo com o Espírito Santo e com Fogo: o Revestimento de Poder (Lc 24:49). “Revestido” significa “vestido de ovo”. Quando a palavra "batismo" é aplicada à experiência espiritual, é utilizada para descrever o revestimento, derramamento, enchimento ou imersão sobrenatural do Espírito Santo sobre o homem, concedendo-lhe poder para executar tarefas no Reino de Deus.



Por isso que Jesus determinou aos discípulos (ordenou-lhes) que não fizessem nada, mas aguardassem o cumprimento da Promessa do Pai (At 1:4-8). O cumprimento desta verdade no Dia de Pentecostes (At 2), no inicio da era cristã, trouxe a este mundo conturbado e aflito uma nova relação de amor e amizade entre o homem e o seu Deus: o corpo do homem passou a ser o verdadeiro templo de Deus (Jo 14:17, I Co 3:16).

                     

Atualidade do Batismo com o Espírito Santo: Por ser Cristo quem batiza com Espírito Santo, e por Ele ser “o mesmo, ontem hoje e eternamente” (Hb 13:8), Cristo continua abençoando o seu povo com o cumprimento desta Promessa, batizando os cristãos atuais com o mesmo Espírito Santo dos dias apostólicos. Afinal, a Igreja e os cristãos deste século são tão carentes quanto a Igreja e os cristãos primitivos, necessitando, igualmente, de força e graça do Espírito Santo para propagar o Evangelho, confrontar o mundo sem temor, ganhar almas e operar milagres (At 2:4, 2:14-43). Sem esta bênção, a Igreja não consegue atender perfeitamente a Grande comissão ordenada pelo Senhor (Mc 16:15). Jesus disse: “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu Nome... falarão novas línguas” Mc 16:17. Enquanto houver no mundo uma só pessoa que creia, esta Promessa do Senhor Jesus terá o seu cumprimento. A Palavra garante: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2:39). Se crermos que o Senhor Jesus continua chamando pessoas para o Seu Reino, até o dia de hoje, devemos crer que Ele continua batizando com o Espírito Santo também.

O batismo com o Espírito Santo é, segundo a Palavra de Deus, para todos os que se convertem ao Evangelho e creem na totalidade e fidelidade da Palavra de Deus; todos os nascidos de novo em todos os tempos a partir do derramamento no dia de Pentecostes.





A Liberalidade do Senhor Jesus em batizar: Jesus pode batizar o cristão a qualquer momento, mesmo que ele ainda não tenha sido batizado nas águas, conforme aconteceu com Cornélio e sua casa (At 10:44-46). Esta bênção pode vir através da imposição das mãos (At 8:17; 19:6), do ouvir a Palavra de Deus (At 10:44), das reuniões de oração ou louvor (At 2:1) ou onde e como o Espírito Santo desejar (Jo 3:8).



A evidência do batismo com o Espírito Santo: A Palavra de Deus nos dá exemplos de que o falar em línguas estranhas é uma evidência física e audível do Batismo com o Espírito em nós, o que é confirmado pela experiência de milhões de batizados. Poderão ocorrer casos de batismo sem o falar imediato em línguas? Sim. Deus é soberano na Sua vontade e não está limitado a fórmulas. Há casos também em que a plenitude do Espírito vem simultaneamente com outros dons, além do dom de línguas. Veja alguns exemplos bíblicos do falar noutras línguas como evidência desse Batismo espiritual:



►No Dia de Pentecostes, estavam reunidas no cenáculo 120 pessoas: "E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2:1-4). Não apenas os discípulos de Jesus estavam ali. Homens, mulheres e até mesmo Maria, mãe de Jesus, receberam o cumprimento da Promessa do Pai naquele momento (At 1:14-15).

"E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?” (At 10:44-47). A partir do momento em que os cristãos hebreus ouviram os gentios falando em línguas, tiveram a certeza de que haviam recebido o Batismo com o Espírito santo e com Fogo..

►Os discípulos em Éfeso - "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam." (At 19:1-7). Aqui, mais de um dom foi concedido no Batismo com o Espírito Santo.

►Os cristãos samaritanos – “Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro” (At 8:15-18).

►Além desse sinal físico e audível - o falar noutras línguas -, o genuíno batismo no Espírito Santo proporciona o aumento da capacidade de amar, exaltar e glorificar a Deus; faz aumentar o desprezo pelos prazeres mundanos; dá mais convicção da presença do Espírito Santo em nossas vidas; aumenta o apego às Escrituras; eleva o interesse em salvar as almas perdidas e em pregar o Evangelho; proporciona revestimento de poder para anunciar as Boas Novas com ousadia, coragem, intrepidez e amor, na direção do Espírito: "Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24:49; At 1:4; 2:14).



A importância e necessidade do Batismo com o Espírito Santo: A importância ou valor do Batismo com o Espírito Santo está no fato de que, a pessoa que recebeu tal revestimento de poder, está melhor preparada para combater e romper todos os obstáculos da vida, quer material ou espiritual. Todos os mistérios são dissipados, discernidos e tal pessoa torna-se sempre vencedora. O batismo com o Espírito Santo é fundamental e importante para o cristão, pois capacita-o para o serviço do Mestre, isto é, para melhor servir e suportar as provas e sofrimento por causa do Evangelho; reveste-o de poder a fim de ensinar e testemunhar acerca de Cristo: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1:8).



Como receber o batismo com o Espírito Santo: Ao contrário do que muitos ensinam, dizendo que não podemos ensinar como receber, a Palavra é clara em nos orientar acerca disso. Vejamos então alguns pontos a serem observados por aqueles que querem receber o cumprimento da Promessa do Pai em Joel 2:28 e At 1:4-5:

Primeiro: Arrependimento dos pecados. Pedro disse: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2:38, Pv 1:23)

Segundo: Buscar e pedir. “Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11:13).

Terceiro: Esperar na Casa de Paz: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24:49).

Quarto: Glorificar ao Senhor como faz o Espírito Santo, porque tanto nós como Ele, recebemos o que é do Senhor: “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (Jo 16:14). Você é do Senhor e o Espírito Santo é Dele! Vamos glorificar até que a nossa boca e a do Espírito sejam uma só!



Na próxima aula estudaremos: A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO.

Um comentário: