segunda-feira, 8 de agosto de 2011

62ª. Aula – O PARAKLETOS NA VIDA DE CRISTO, DOS CRISTÃOS E DA IGREJA


Perguntas sobre a 61ª AULA: (Responder ANTES de passarmos para a 62ª. aula).



1- Comente a atuação do Espírito santo na CRIAÇÃO da vida humana.

2- Comente a atuação do Espírito Santo no Plano da REDENÇÃO Humana.

3- Comente a atuação no Espírito Santo na formação da nação escolhida de Israel.

4- No A.T. o Parakletos atuava em bem poucas pessoas. Cite as três categorias que usufruíam deste privilégio.

5- De que dependia a promessa de Deus em Joel 2:8 para ser cumprida?

6- Na passagem do A.T. para o N.T., um homem foi especialmente enviado como profeta. Qual a sua principal característica?

7- A partir do N.T. as atuações do Espírito Santo tornaram-se mais claras. Cite ao menos três.





62ª. Aula O PARAKLETOS NA VIDA DE CRISTO, DOS CRISTÃOS E DA IGREJA



O PARAKLETOS atuou ativamente na Vida de Cristo e atua hoje ativamente na Vida dos Cristãos e da Igreja.



O PARAKLETOS NA VIDA DE CRISTO: Desde o princípio até o fim de Sua vida terrena, o Senhor Jesus esteve intimamente ligado ao Espírito Santo.

Profecias do Antigo Testamento sobre o futuro Messias afirmavam claramente que Ele seria cheio do poder do Espírito Santo: Is 11:1-3, 42:1 (cumprida em Mt 12:18), Is 61:1-3 (cumprida em Lc 4:16-21).



O Espírito Santo é mencionado em conexão com os seguintes aspectos da Vida de Cristo:

►Nascimento: Mt 1:18-25, Lc 1:34-35

►Batismo: Mt 3:13-17

►Ministério: Lc 4:18-19)

►Ressurreição: Mt 28:1-10

►Ascensão: Lc 24:50-51



Finalmente, depois do ter encerrado com pleno sucesso a sua difícil missão terrena, o Senhor Jesus ascendeu ao céu reafirmando a promessa Divina do derramamento do Espírito Santo (At 1:4-8).



A vinda do Espírito Santo ao mundo dependeu da ASCENÇÃO E GLORIFICAÇÃO DE CRISTO (Jo 16:7). O fato histórico que marcaria a fundação da Igreja e inauguraria uma nova etapa na história da humanidade veio a acontecer cerca de dez dias depois da Sua ascensão (At 1:3), no Dia de Pentecostes, quando veio do céu um som como de um vento veemente e impetuoso quee encheu todo o cenáculo em que estavam reunidos e os cento e vinte discípulos foram batizados com o Espírito Santo e com fogo (At. 2:1-4). O acontecimento revolucionário do Dia de Pentecostes oficializou o cumprimento da profecia de Joel: "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre..." (Jl 2:28) e, a partir de então, a poderosa efusão do Espírito Santo revolucionaria todo o império romano e se estenderia para todos os confins da terra, abrangendo nações, povos, tribos e línguas (At 2.39).



NA VIDA DO CRISTÃO: A obra transformadora e regeneradora do Espírito Santo.



"Jesus respondeu: na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus" (Jo 3:5).

Como o agente divino responsável pela complementação da obra redentora, o Espírito Santo liberta e transforma o homem pecador numa nova criatura, integrando-o ao corpo de Cristo na terra, a igreja.

O Espírito trabalha na vida do homem de forma progressiva, tolerando inicialmente algumas falhas incompatíveis com a sua perfeita natureza. Mas, inteligentemente, Ele vai aos poucos fechando o cerco e eliminando-as nos seus mínimos detalhes, a ponto de o homem, sentindo-se completamente sitiado pela sua poderosa influência, acabar se rendendo ao seu poder transformador.



Quatro objetivos prioritários do Senhor ao enviar Seu Espírito:



Primeiramente, não nos deixar órfãos: Ele enviou o seu Espírito Santo para nos consolar, habitar em nós e guiar-nos em toda verdade (Jo 16:7).

Segundo: fazer o Seu Espírito atuar em todo o planeta e convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8-11) Terceiro: operar o Novo Nascimento e uma Nova Vida em cada pecador, (Jo 3:7-8)

Quarto: encher cada cristão do Seu poder para pregar e testemunhar! (At 1:8, Mc 16:17)



Jesus é o exclusivo batizador com Espírito Santo e com Fogo (Mt 3:11, Jo 1:33-34), transformando o nosso corpo em SANTUÁRIO (I Co 6:19). Assim como Jesus tem esta exclusividade, nós temos de consagrar o nosso corpo exclusivamente como Templo do Espírito Santo. O homem e a mulher não devem abrir o corpo para receber qualquer espírito, por mais privilegiado que seja, a não ser o ESPIRÍTO DE DEUS, que é SANTO. Isto é santidade ao Senhor, porque somente o Espírito Santo não despersonaliza a pessoa que O recebe, não mente, não vitupera nem faz o mal. Ter o Espírito Santo nas nossas vidas é fundamental porque é Ele que nos orienta (Rm 8:14), enche o nosso coração de amor (Rm 5:5), santifica (II Ts 2:13, II Co 3:18), produz bons frutos (Gl 5:22-23) e intercede por nós, através de nós (Rm 8:26-27, Ef 6:18). Veja a Sua santa atuação na vida do cristão:



►Regenera (Jo 3:3-6). O Espírito Santo é o Agente da Salvação. Ele nos convence do pecado (Jo 16:7,8), revela-nos a verdade a respeito de Jesus (Jo 14:16-26), realiza o Novo Nascimento (Jo 3:3-6) e nos faz membros do Corpo de Cristo (I Co 12:13,27). Na conversão com arrependimento, crendo em Cristo, recebemos o Espírito Santo e nos tornamos co-participantes da Sua natureza Divina (2 Pe 1:4).

►Habita (I Co 3:16). É o agente da nossa santificação. Na conversão, o Espírito passa a habitar no crente que começa a viver sob sua influência santificadora (Rm 8:9, I Co.6:19). Habitando em nós, Ele nos santifica, isto é, purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão do pecado (Rm 8:2-4, Gl 5:16,17, II Ts 2:13).

►Guia (Rm 8:14, Jo 16:13). Ele é o nosso Mestre Divino que nos guia em toda a verdade (Jo 16:13, 14:26, I Co 2:10-16) e também nos revela Jesus e nos guia em estreita comunhão e união com Ele (Jo 14:16-18; 16:14). Continuamente Ele nos comunica o amor de Deus (Rm.5:5), alegra, consola e ajuda (Jo 14:16; I Ts 1:6).

►Ilumina e nos dá a Mente de Cristo  (I Co 2:12-16). À medida que o cristão lê e estuda a Palavra de Deus, o Espírito Santo o ilumina na compreensão da verdade. Só vamos entender coisas espirituais pedindo auxílio ao Espírito Santo.

►Instrui (Jo 14:26; 16:13-14). O Espírito Santo nos revela a verdade, ensinando, admoestando e até repreendendo à luz da Palavra de Deus e trazendo a memória nos momentos em que mais precisamos.

►Comunica-nos o amor de Deus (Rm 5:5). O Espírito Santo mantém vivo o amor de Deus por nós em nossos corações.

►Revela Cristo (Jo 15:26). Ele revela ao homem, convencendo-o de que não há outro Salvador que foi capaz de morrer na cruz pela humanidade.

►Dá poder para testemunhar e concede dons para sermos mais úteis (At 1:8, I Co 12:8,10). Da mesma maneira que o Espírito Santo se derramou sobre os cento e vinte discípulos no Dia de Pentecostes, Ele continua se manifestando nos dias de hoje, exercendo, inclusive, todos os seus dons: Palavra de Sabedoria, Palavra de Conhecimento (Ciência), Fé, Dons de Curar, Operações de Milagres, Profecia, Discernimento de Espíritos, Variedade de Línguas, Interpretação de Línguas.

►Produz no cristão o seu fruto (Gl 5:22,23). Ele produz em nós as qualidades do caráter de Cristo que o glorificam.

►Liberta o salvo do poder do pecado (Rm 8:2). O Espírito Santo através da santificação faz com que o homem viva debaixo da sua influência, retirando o homem da influência de Satanás.

►Ajuda o cristão a orar (Rm 8:26,27). Ele intercede por nós quando clamamos a Deus, falando numa língua codificada que só Deus entende.

►Ele testifica que somos filhos de Deus (Rm 8:16). E ajuda-nos a viver como tal, na adoração e na nossa vida de oração.



O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA: O Espírito Santo é o Autor divino da estratégia para o serviço do Senhor, revestindo o cristão de poder para realizar a obra do Senhor e dar testemunho Dele. Esta obra do Espírito Santo relaciona-se com o Batismo e visa a plenitude do Espírito. Quando somos batizados com o Espírito Santo, recebemos poder para testemunhar de Cristo e trabalhar de modo eficaz na Igreja e diante do mundo. Recebemos a mesma Unção Divina que desceu sobre Cristo e sobre os discípulos e nos capacita a proclamar a Palavra de Deus (At 4:31) e a operar milagres (At 2:43,  3:2-8,  5:15,  6:8). O Plano de Deus é que todos os cristãos atuais recebam o batismo com o Espírito Santo (At 2:39). Para realizar o trabalho do Senhor, o Espírito Santo outorga dons espirituais aos fiéis da Igreja para edificação e fortalecimento do Corpo de Cristo (Rm 12:5-8).

Fala a Igreja (Ap 2:7)

Une a Igreja (I Co 12:13, Ef 4:4)

Concede Dons a Igreja (Rm 12:6-8, Ef 4:11,  I Co 12:7-11)

Comissiona homens de Deus (At 13:2-4)

Adverte contra apostasia (I Tm 4:1)

Protege a Igreja contra o erro (II Tm 1:13,14)

Prepara a Igreja para guerra espiritual (Ef 6:10-18)

Glorifica o Corpo de Cristo (Jo 16:13-15)



                      Na próxima aula estudaremos: O SÍMBOLOS APLICADOS AO ESPÍRITO SANTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário