segunda-feira, 8 de agosto de 2011

52ª Aula - ECLESIOLOGIA – Parte 3



Perguntas sobre a 51ª AULA: (Cada aluno deve responder em uma folha de caderno, escrevendo o seu nome no cabeçalho e onde faz a aula, e entregar ao Professor ANTES de passar para a 52ª. aula).
1- Cite as duas ocasiões (com os versículos), em que Jesus usou a palavra Igreja:

2- Qual a diferença entre as palavras gregas: Petros e Petra.

3- O que quer dizer Pedra de Esquina ou Cabeça do Ângulo?

4- Transcreva os versículos da carta de Petros onde o apóstolo esclarece Quem é Petra.

52ª Aula  - ECLESIOLOGIA – Parte 3

A Igreja está num relacionamento de sujeição posicional com Cristo e Ele tem uma responsabilidade sublime em Seu trato com ela.
A TRINDADE DIVINA ESTÁ UNIDA NO PROJETO QUE É A IGREJA:

Ao Primeiro pertence o Projeto – Gn 3:15, Mt 25:34

Ao Segundo a Execução – Jo 17:4, Jo 19:30, Hb 5:9, Hb 9:26, Hb 12:2, Ap 5:9-10

Ao Terceiro o Acompanhamento – Jo 14:16-17, Jo 16:13-14

Por isso, a Igreja é escrituralmente identificada como:

►Igreja de Cristo: Rm 16:16,

►Igreja de Deus: I Co 1:2,  11:16, 11:22, 15:9, II Co 1:1, Gl 1:13, I Ts 2:14, II Ts 1:4, Tt 3:5,

Igreja dos Santos (I Co 14:33, )

►Casa de Deus e Igreja do Deus Vivo: I Tm 3:15, II Tm 1:7, Hb 10:21

►Casa de Oração: Mt 21:13, Mc 11:17, Lc 19:46

►Congregação (Hb 2:12, 10:25)

Universal Assembléia e Igreja dos Primogênitos: Hb 12:23

►Corpo de Cristo (Ef 1:22-23)


A IGREJA está muito bem constituída por causa da Supremacia do Seu Fundador 


Hb 1.2-8: ►Herdeiro de tudo ►Por quem Deus fez também o mundo ►O resplendor da sua glória (de Deus) ►A expressa imagem do Deus vivo. ►Sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder ►Fez por si mesmo a purificação dos nossos pecados ►Assentou-se à direita de Deus nas alturas

A REVELADORA PERCEPÃO DA IGREJA SOBRE O SEU FUNDADOR:

 “Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe”, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”  (Mt 16:13)

Quanto à percepção dos discípulos de Cristo - “e vós quem dizeis que eu sou”. Esta ênfase é proposital porque, atualmente em diversos casos a percepção quanto à posição da Igreja em Cristo é conduzida pelo que os outros pensam e dizem a respeito e não pelo que a Bíblia revela.

A percepção de Pedro – Pedro tomado pelo Espírito Santo torna-se o porta-voz do grupo e declara: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Uma declaração conclusiva – Se estabelece de forma precisa que o fundamento da Igreja está na confissão do apóstolo.

A Igreja seria edificada sobre aquela Pedra inamovível – Cristo, o Filho de Deus.

A IGREJA E SEUS SÍMBOLOS: Ef 5.24-27, I Co 12.12-14,27, Ap 1:20

A Igreja como Noiva (Jl 2:16, II Co 11:2 e Ap 22:17)

"Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo." E, "A noiva diz vem"

A Igreja vista como uma noiva é uma das figuras mais delicadas de toda a Bíblia. Imaginar isso é entrar no coração de Deus, dAquele que tem uma festa preparada para comemorar "As Bodas do Cordeiro" com sua Noiva.

Como Noiva ela é o objeto de desejo do Noivo – que é Cristo; "Como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus." (Is 62:5, Mt 22:2,

Toda noiva que se preze há de manter um padrão de pureza e separação. A pureza não depende de bens materiais nem de cultura. Pureza tem a ver com o caráter. A pureza da Igreja se mede pela pureza de seus membros;

A Noiva deseja agradar o Noivo. “Eu sou do meu amado, e Ele me ama.” (Ct 7:10). Agradar implica em fazer o que Ele ordena; Cabe a Igreja pregar, fazer discípulos e batizá-los.

A Noiva se apronta para o dia do casamento. Da mesma forma que uma noiva procura se aprimorar nas artes culinárias, fazer seu enxoval, e manter a vigilância quanto ao dia que se aproxima, tal deve ser o papel da Igreja. "Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor". (Os 6:3). Não sejamos como as cinco virgens despreparadas, que tinham luz por causa do pavio e não por causa do azeite, pois sem o Espírito Santo nenhuma Igreja pode estar preparada para receber o Noivo Celestial (Mt 25:10). O Espírito Santo prepara a Igreja em fazê-la familiarizar-se com a Palavra de Deus. Ap 19:9

A Noiva aguarda ansiosa e confiante "o Dia das Bodas". Sabe que o noivo virá buscá-la e a desposará para sempre. Ela confia nas palavras do noivo que disse: "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (Jo 14:3).

O Noivo ia à casa da Noiva para buscá-la: Que grande festa será no dia em que Cristo descer nas nuvens e buscar sua noiva! I Co 2:9, Hb 11:16, Ap 19:9

A Igreja como Casa (Tabernáculo, I Tm 3:15)

Paulo também chama a Igreja de “Casa do Deus Vivo”: (I Tm 3:15).

A Igreja é uma casa para os membros da família local. Há boas razões para Deus chamar a Igreja de "Minha Casa", pois Ele não só nos tem recebido como filhos, mas também Ele mesmo habita em nós (Jo 14:23). Sendo a Igreja um grupo de cristãos, há um ajuntamento, e esse ajuntamento é a Casa de Deus.

A Igreja primitiva tinha um lugar, um ponto de encontro: “quando vos ajuntais num lugar” – (I Co 11:20), disse Paulo a enorme Igreja de Corinto. (Por maior que ela fosse, era necessário um lugar para se reunirem).

Um homem sem casa é considerado "andante". Da mesma forma um cristão sem a Igreja seria como um andarilho pelas ruas. Se alguém perguntasse: "Onde você mora?", então ele não teria resposta.

Portanto como “casa” a Igreja é o ponto de encontro dos irmãos. É onde se reúnem para receber o ensino do Pai; É o lugar onde se reúnem em volta da Mesa, e tomam a Ceia do Senhor; É o lugar onde se resolvem os problemas da família. É o lugar onde um irmão certamente encontrará o outro. É o lugar onde recebem o conforto uns dos outros. E é ainda o lugar onde podem repousar de seus problemas e restaurarem suas forças.

A Igreja como “casa” deve apresentar um ambiente de ordem. Cada membro deve cumprir seu papel e seu dever. Cada um no seu lugar. Uma Igreja desorganizada representa muito mal o Evangelho de Cristo.

Nessa Casa deve haver respeito e harmonia entre seus membros. A falta de ordem ou respeito por ela e dentro dela deve consumir o coração dos crentes de tristeza, tal como aconteceu com Cristo: "O zelo da tua casa me devorou" (Sl 69:9).

Nessa Casa também deve haver disciplina e respeito entre os irmãos e à autoridade imposta. "A santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre." (Sl 93:5). Uma casa sem disciplina é uma vergonha no local onde ela se encontra. Os vizinhos veem, comentam e escarnecem. Da mesma forma a Igreja de Cristo, deve possuir uma disciplina firme, pois sem correção os seus membros tenderão a reviver os dias dos juízes: "Cada um fazia o que bem parecia aos seus próprios olhos". Deve ela manter o padrão bíblico de disciplina e não trazer para dentro dela os maus costumes do mundo, antes, rejeitá-los com veemência.

ESTUDE EM CASA TODOS OS VERSÍCULOS. Serão feitas perguntas na próxima aula. Bons estudos.        JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário