segunda-feira, 8 de agosto de 2011

56ª Aula - DENOMINACIONALISMO NO BRASIL (ECLESIOLOGIA, Parte 7)


Perguntas sobre a 55ª AULA: (Responder ANTES de passarmos para a 56ª. aula).



1- Em que dia e ano podemos dizer que se iniciou o Movimento Pentecostal e como se chamavam: o Colégio e o seu Diretor?

2- QUAL era o sinal aceito por aquele grupo como prova do Batismo com Espírito Santo e com Fogo?

3- Qual era o nome do pregador negro e qual o nome da Rua onde ele começou as suas primeiras reuniões pentecostais?

4- A imprensa ficou impressionada com a GLOSSOLALIA e XENOGLOSSIA que ocorriam ali. Explique o que são.

5- Dê os nomes e anos em que surgiram nos EUA as três denominações consideradas as mais antigas do movimento pentecostal?

6- Como que o Movimento Pentecostal, surgido na América do Norte, se internacionalizou?



56ª Aula  - DENOMINACIONALISMO NO BRASIL (ECLESIOLOGIA, Parte 7)



A PRIMEIRA ONDA: O Brasil já tinha as denominações Protestantes tradicionais, como a Metodista, Presbiteriana e Batista. Mas os ventos do Movimento Pentecostal começaram a soprar da América para o nosso País. Três homens foram os responsáveis por trazerem ao Brasil as primeiras denominações pentecostais:



Luigi Francescon: mais conhecido como Luís Francescon. Italiano, aos 15 anos mudou-se para a Hungria. Aos 24 mudou-se para Chicago, EUA. Ali, foi evangelizado por Michele Nardi e entregou a vida para Jesus. Em 1892, com mais dois irmãos de fé, fundou a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, onde servia como diácono. Naquela Igreja, casou-se com Rosina Balzano. Mais tarde, já como ancião, Francescon questionava o batismo por aspersão e disso falou com a Igreja, especialmente sobre a passagem de Cl 2:12. No ano de 1903, encerrando um conflito pessoal, o ancião Francescon comunicou os 25 membros da Igreja Presbiteriana Italiana que iria se batizar por imersão no dia seguinte e convidou a todos para presenciarem seu batismo no lago de Chicago. Além de Francescon, mais 17 pessoas daquela foram batizadas por Giuseppe Beretta. Diante dessa nova experiência, Francescon desligou-se da Igreja Presbiteriana e foi seguido pelos 17 que com ele haviam se batizado por imersão, dando origem à Assembléia Cristã de Chicago. Em julho de 1907, sua esposa recebeu o Batismo com Espírito Santo e com fogo e, dias depois, o próprio Luigi Francescon, participando de um culto na Missão de Fé Apostólica, dirigida pelo pastor batista William Durham, passou por esta experiência. Em janeiro de 1908, batizou nas águas cerca de 70 pessoas, e muitos foram milagrosamente libertos de doenças incuráveis, entre os quais um homem chamado Giácomo Lombardi. Um ano depois, Francescon e Lombardi, ambos casados e com seis filhos, abandonaram seus empregos e entregaram-se à pregação da Palavra. Em 4 de setembro, embarcaram para Buenos Aires e, em janeiro de 1910, fundaram a primeira denominação pentecostal da América Latina: a Assembléia Cristã na Argentina.

Da Argentina, em 8 de março de 1910, seguiram para São Paulo, onde permaneceram cerca de 40 dias. Lombardi retornou para Buenos Aires e Francescon seguiu para Santo Antônio da Platina, Paraná. Durante sua estadia, 11 pessoas creram na sua pregação, foram batizadas nas águas e no Espírito Santo. Por contrariar interesses religiosos na região, Francescon foi jurado de morte e regressou para São Paulo, em 20 de junho de 1910. No Brás, reuniu cerca de 20 pessoas, provenientes da Igreja Presbiteriana, Batista e Metodista, além de alguns católicos. Nasceu, assim, em 1910, a Congregação Cristã no Brasil.

Daniel Hogberg: mais conhecido como Daniel Berg. Nasceu em Vargon, Suécia em 19 de abril de 1884. Era filho dos batistas Gustav Verner Högberg e Fredrika Högberg. Converteu-se e foi batizado nas águas em 1899. Aos 18 anos foi para os EUA, chegando em Boston em 25 de Março. Em visita à Suécia tomou conhecimento sobre o movimento pentecostal por um amigo e, ao retornar aos Estados Unidos em 1909, recebeu o Batismo com Espírito Santo. Nessse ano, em uma conferência em Chicago, conheceu o pastor Gunnar Vingren.

Gunnar Vingren:  Também era nascido na Suécia e mudou-se para os EUA. Lá frequentou o  Seminário Teológico Sueco de Chicago, onde se formou em estudos pastorais. Ministrou algumas Igrejas Batistas escandinavas, mas tinha chamado missionário. Ele e Daniel Berg decidiram evangelizar o Brasil e chegaram em Belém do Pará no dia 19-11-1910. Inicialmente, começaram a pregar  o pentecostalismo na Igreja Batista de Belém. Em 1911, ambos deram origem à Assembleia de Deus no Brasil.  Com o apoio do movimento pentecostal escandinavo e das Assemblies of God americanas, a Assembléia de Deus no Brasil cresceu do norte-nordeste para o sul e hoje é a maior igreja evangélica pentecostal do País.

Estas duas Denominações são as mais antigas e fazem parte da  PRIMEIRA ONDA” do Movimento Pentecostal no Brasil. Na próxima aula, estudaremos a SEGUNDA e a TERCEIRA ONDA, os RENOVADOS E CARISMÁTICOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário