segunda-feira, 8 de agosto de 2011

55ª Aula - DENOMINACIONALISMO (ECLESIOLOGIA – Parte 6)


Perguntas sobre a 54ª AULA: (Se necessário, use mais de uma folha de caderno para responder e entregue ao professor com seu nome e classe ANTES de passarmos para a 55ª. aula).



1- Quais foram as primeiras disputas e divergências dentro da Igreja Cristã Primitiva?

2- Qual a doutrina repreendida pelo Cristo glorificado e o que ela pregava?

3- Em que ano surgiu a primeira denominação religiosa e qual é o seu nome?

4- No nome dessa denominação religiosa há uma grande contradição, bem como nas suas práticas religiosas. Explique.

5- Qual o título que o imperador romano Flavio Constantino usava para se dizer chefe desta denominação?

6- Se uma seita é aquela que exercita doutrinas estranhas ao Evangelho, qual é a seita religiosa mais antiga do mundo?

7- Cristo fundou a Igreja Cristã. Constantino criou a Igreja Católica (Universal). Cite algumas diferenças vitais.

8- Qual foi a segunda denominação de fundo cristão que surgiu, em que ano e por quê?

9- Como também é chamada a Igreja do Oriente?

10- Em que ano surgiu a Igreja Anglicana, quem a fundou, por que, e quais os seus outros nomes?

11- Quem é o chefe da Igreja Anglicana e no que, na sua fundação, ela se assemelha à Igreja Católica?

12- Qual o nome do padre que tentou reformar a Igreja Católica e dela foi expulso, e que Movimento surgiu ali?

13- Como surgiram as Igrejas Luteranas, Presbiteriana, Metodista, Batista?

14- Como são chamados os grupos das Igrejas acima?



55ª Aula  - DENOMINACIONALISMO (ECLESIOLOGIA – Parte 6)



A frieza e a espiritualidade superficial vistas nas Igrejas tradicionais, que não davam liberdade às manifestações do Espírito Santo nas vidas dos seus membros, conforme prometido por Jesus em Marcos 16:17, fez com que o próprio Espírito Santo de Deus, como Rio de Água Viva que jorra e corre (Jo 4:14 e 7:38-39), transbordasse de outra maneira, pois era impossível que a Sua Presença e operação fossem retidas ou limitadas por qualquer ação, humana ou não. Ainda que as Suas manifestações ocorressem em algumas Igrejas, quase sempre eram reprimidas e pouco permitidas para o tanto que o Espírito Santo desejava operar, à maneira do que havia ocorrido na Igreja Cristã Primitiva, no Dia de Pentecostes, em 27 d.C., quando houve uma explosão de poder e sinais em Israel e no mundo.

O SURGIMENTO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL:  No dia 1º. de Janeiro de 1901, em uma reunião de oração no Colégio Bíblico Betel em Topeka, Kansas, EUA, muitos chegaram à conclusão de que falar em línguas era o sinal bíblico do Batismo no Espírito Santo. O fundador desta escola foi Charles Parham, que se mudaria para Houston, Texas. Apesar da segregação racial que vigorava na época e impedia os negros de frequentarem escolas de brancos, um aluno negro chamado William J. Seymour, já pregador do Evangelho, foi autorizado a assistir as aulas bíblicas de Charles Parham, crendo firmemente na base evangélica de Mc 16:17-18 e Atos 2. Dali, William Seymour viajou para Los Angeles, onde a sua pregação provocou o Avivamento da Rua Azusa, no ano de 1906. O destaque que a imprensa deu às manifestações sobrenaturais que ocorriam naquele velho galpão, como o falar em línguas estranhas (GLOSSOLALIA), ou falar outras línguas da terra sem tê-las aprendido (XENOGLOSSIA), bem como os sinais, curas e maravilhas, fez aquele Movimento se propagar por todo o país, incentivando o surgimento de novos grupos em todas as denominações.

DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS PENTECOSTAIS: Com a repressão destes grupos nas Igrejas Tradicionais, foram surgindo nos EUA as denominações Evangélicas Pentecostais como a Igreja de Cristo (em 1906), As Assembléias de Deus (1914) e Igreja do Evangelho Quadrangular (1927), consideradas as mais antigas do Movimento Pentecostal.

INTERNACIONALIZAÇÃO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL: Também os visitantes internacionais e missionários que iam à Rua Azusa acabariam por levar estes ensinamentos para outros países, de modo que, HOJE, praticamente todas as denominações pentecostais têm suas raízes históricas no avivamento da rua Azusa. Não obstante o trabalho de vários líderes wesleyanos que promoviam este avivamento, como o próprio Charles Parham e D. L. Moody, o símbolo do Movimento Pentecostal nos Estados Unidos e no mundo é o avivamento da rua Azusa, dirigido por William Seymour, nascido em 1870 e falecido em 1922. NA PRÓXIMA AULA VEREMOS O PENTECOSTALISMO NO BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário