segunda-feira, 8 de agosto de 2011

65ª. Aula – A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO


Perguntas sobre a 64ª AULA: (Responder ANTES de passarmos para a 65ª. aula).



1- Em analogia ao Batismo nas águas, o que significa ser “Batizado com o Espírito Santo” ?

2- Qualquer um pode batizar com água. Mas Quem é o único que pode batizar com o Espírito Santo? Cite o texto.

3- Revestido significa “vestido de novo”. Vestido de novo de quê e para quê?

4- Com a descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes o corpo humano passou a ser o quê?

5- Cite a frase de Jesus que prova que o Batismo com o Espírito Santo deve continuar ocorrendo nos dias atuais.

6- Uma pessoa pode receber o Batismo com Espírito Santo antes do Batismo nas águas? Prove na Palavra.

7- Cite na Palavra três maneiras de ocorrer o Batismo com o Espírito Santo.

8- Qual é a evidência mais direta de que uma pessoa foi batizada por Jesus com o Espírito Santo e com fogo?

9- É possível a pessoa receber o Batismo com o Espírito Santo sem falar em línguas?

10- O Batismo com Espírito Santo também proporciona o aumento de outras coisas. Quais são?

11- Disserte sobre a importância e necessidade do Batismo com o Espírito Santo.

12- Podemos ensinar como alguém pode receber o Batismo com o Espírito Santo? O que é necessário?





65ª. Aula A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO






O Batismo com Espírito Santo é o ponto inicial de uma vida cristã de profunda comunhão com Jesus.



O Batismo no Espírito Santo é diferente do novo nascimento, regeneração, ou do batismo nas águas. O exemplo mais claro dessa distinção está em (At 8:14-17).



O Batismo com o Espírito Santo precisa ser buscado com fé e perseverança, daí Jesus ter determinado aos quinhentos que estavam na Sua despedida no Monte das Oliveiras que “esperassem” o cumprimento da Promessa do Pai (At 1:4). Note que, dos quinhentos que ouviram isto do Senhor ressuscitado (I Co 15:6), apenas cento e vinte perseveraram com fé nesta busca (At 1:15).



Esta busca através da fé é segundo a vontade de Deus, que nos dá a garantia pela Palavra de que será bem-sucedida (Lc 11:13, I Jo 5:14,15).



Aquele que recebeu o poder do Espírito Santo deve avançar para uma vida cada vez mais consagrada, em sujeição absoluta ao Espírito. Ser Batizado (imergido) no Espírito Santo significa começar a experimentar a Plenitude do Espírito (At 2:4), num mergulho que deve se aprofundar cada vez mais.



A Plenitude do Espírito Santo é uma relação muito profunda com Deus, onde os carismas (do grego khárisma, que significa Dons e Talentos que Deus dá a cada cristão para o desempenho de sua missão dentro da Igreja) se evidenciam, visando o bem dos demais cristãos e pessoas a serem alcançadas.



Enquanto que a Habitação do Espírito Santo aponta para o fato de que Ele está em nós, a Plenitude aponta para o fato de estarmos sendo controlados por Ele. Aqueles que são controlados pelo Espírito tem o seu comportamento transformado pelo poder de Deus, ainda que isso ocorra de maneira gradativa.



Ser pleno do Espírito tem a ver com a maneira como nos comportamos: se usarmos esta Plenitude apenas em benefício próprio, ou em nosso ministério, estaremos como alguém que mergulha no rio, mas fica com metade do corpo fora d’água.



O Espírito não quer controlar apenas nosso ministério, mas quer enriquecer nosso caráter (Gl 5:22). Esta Plenitude do Espírito Santo ocorre em indivíduos que se deixam controlar por Ele e, a partir daí, atingir toda uma comunidade de salvos por Jesus.



Para chegar à plenitude é necessário:



Reconhecer Jesus Cristo como Senhor da sua vida; render-se sem reservas ao Senhor Jesus; não se conformar com este mundo e manter-se em comunhão com Deus e com os irmãos pela oração, leitura e meditação da Palavra.



Passos de Fé que nos levam à plenitude do Espírito Santo:



►Todo o suprimento para a noss vida cristã é adquirido pela fé (Mc 11:24)

►Antes de adquirir você precisa realmente querer (At 2:46)

►Peça o Batismo e a Plenitude dos Dons e não duvide porque “falar em línguas” é fé (Mc 16:17).

►Não permita que se desenvolva em seu coração um desejo maior do que este. Ter a plenitude do Espírito Santo, tanto no ministério quanto no caráter, é a experiência mais sensacional que uma pessoa pode alcançar.





Barreiras que impedem a plenitude do Espírito Santo:



►Pecado não confessado

►Comportamentos errados

►Maledicência

►Fofoca

►Falta de perdão

►Mentira

(Pv 6:16-19)

A pessoa que vive uma vida cheia do Espírito Santo não pratica o egoísmo, a impiedade, fanatismo, escândalos, calúnia, conversas vãs, murmurações, cólera, blasfêmias, críticas maldosas ou qualquer outro gesto maledicente, pois estas coisas afugentam o Espírito Santo, que é dócil, sensível e delicado como uma pomba (Ef 4:30-32).

O cristão deve viver os seus dias andando como Cristo andou (Jo 2:6; Gl 5:16,25), sendo paciente, amoroso, dedicado, generoso, sóbrio, verdadeiro, sincero, de oração, criterioso, manso, bom, fervoroso, longânimo, temperado, humilde, piedoso, zeloso, suportando os mais carnais e perdoando mutuamente, instando a tempo e fora do tempo, servindo ao Senhor e aos seus iguais (Ef 6:18; Cl 3:12-13; Rm 12:6-8; I Pe 4:10).







Na próxima aula estudaremos: OS DONS ESPIRITUAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário